Vicente,
O certo é que este pessoal está todo falido, sem energia, já não produzindo mais nada - de um lado os histriônicos e de outros os calados, que às vezes falam. Mas, não se abata. Você fez um bom trabalho e imagino o quanto de esforço para montar esta reportagem. O melhor é que você "sinta" o Brasil, intuitivamente se possível, mas sem esforço. O Brasil é para ser abordado assim, com os sentidos.
O Governo do Lula está uma bela bosta. Acho que ele perdeu as estribeiras, o rumo, e é como se faltasse um senso crítico, sei lá, sente-se um descaminho, uma falta de novidade...e o Gilberto Gil é um bom exemplo. Está bem que Lula nomeasse um artista para o Ministério da Cultura, pois o meio da cultura está tradicionalmente cheio de dandies oportunistas, burocratas afetados, etc... mas acho que ele exagerou na dose...E'o que eu tenho lhe dito: a mídia inconseqüente e replicante está sempre sublinhando o sublinhado e alimentando estes blefes, há décadas. Parece até que descobriram o sucedâneo da penicilina... Dinheiro, sombra e água-fresca. "Poderáfia" (poder mais máfia), como eu diria, caro amigo. Você não tem culpa, mas a imprensa é a culpada. Há décadas, por preguiça e conveniência, que só sublinha o sublinhado. Artista famoso no Brasil (e no mundo) é aquele que foi citado nos anos 60, e depois sublinhado ad nauseam. Como se fossem um Unamuno, um Cervantes, um Camões, que aliás raramente são citados.
Eu, o Dines, você, estou certo, achamos que os jornais deviam ser queimados e as tevês interativizadas.
Mas, Acenda sua lanterna, caro grande amigo. Vais achar pessoas de valor...mas, fora da corte. Na corte nem com holofote. Não leve a sério este Brasil.
Acho que não vai dar para ir nesta data a Recife. Só por milagre. O que é uma pena por não encontrar vocês. Mas, milagres existem... e você e a Sol são bons exemplos. Talvez ainda dê. Qualquer coisa eu aviso e precisando de algo é só dizer.
Descanse e aproveite o Brasil. Crie um vácuo em torno de você. Deixa andar... as águas rolarem. Não se empenhe muito, a não ser para o desenvolvimento da sua pessoa e da pessoa que você ama e acredite.
A frase correta da estrofe do Álvares de Azevedo (cito de memória) é: Eu deixo a vida como deixa o tédio do deserto o andante caminheiro.
Acho que você tem que escrever um livro. Urgente. Você escreve muito bem e é uma avis rara na jungle da imprensa.
Abraços mui afetuosos,
Oscar.
Sent: Saturday, March 15, 2003 11:40 AM
Subject: Re: Viaje a Brasil
Querido Oscar, mañana viajamos a Brasilia para comenzar nuestro periplo por tu país. Al final no se si vosotros vais a ir a Recife. Vamos a llevar nuestra computadora para estar conectados con el "mundo exterior", así es que puedes mandarme algún mail para saber si podemos vernos o no en Recife. Al final, casi nadie del Gobierno quiere hablar, como dicen en Chile, son unos "huevones" porque los críticos quieren hablar, incluso "en verso". Allá ellos. Chico Buarque no nos ha contestado. Nos pidió un mail y no ha tenido la cortesía de responder. Gilberto Gil nos dice que bueno, que tal vez, que ya veremos, que a lo mejor... como dice la canción, "parole, parole, parole". Mi obligación es "cocinar" un reportaje con los elementos que tenga, si tengo buenos ingredientes, mejor y si no, pues también mejor. En fin, tengo sentimientos encontrados con este reportaje; por un lado quiero hacerlo y, por otro, me da mucha pereza. He viajado mucho este año y estoy un poco cansado. Además, nada más regresar de Brasil, se van a celebrar en Argentina las elecciones presidenciales (si no se suspenden) y eso me va a dar mucho trabajo. Seguiremos en contacto. Un fuerte abrazo para tí y Cidinha. Vicente y Sol.