Herbert Schubart in Facebook 4/2/2013
Hoje quero cuidar... de amenidades. Chega! Sabe o Oscar Araripe, o artista plástico de Tiradentes? Ele vai fazer uma bela exposição em Paris, em abril. Eu estava visitando o site da exposição, assisti a um vídeo e a partir daí topei com outro vídeo, de uma mesa redonda na ABL, onde ele estava celebrando o centenário da morte de Tristão de Alencar Araripe Júnior. Dá para ver que deve ser um primo do Oscar. Pois bem, o Araripe Júnior, sob o pseudônimo de Cosme Velho, publicou um romance intitulado Miss Kate, em 1909. A fala do Oscar, e também do Sérgio Rouanet, analisando os aspectos psicológicos e psiquiátricos dessa obra literária, de alguma forma me fascinou, a tal ponto que acabei adquirindo um exemplar num sebo virtual, e mais incrível ainda, li o romance de uma só tacada!
Para quem, como eu, nasceu no Botafogo em 1941; cresceu em Niterói e aprendeu a nadar na Praia de Icaraí; andava de bonde; fazia a travessia Rio-Niterói nas barcas da Cantareira; estudou no Rio, perambulando pela Rua do Ouvidor e todas as adjacências do que restou do Rio antigo; frequentava a Livraria Kosmos; morou no Flamengo; percorreu tantas vezes, A PÉ, a Estrada do Sumaré e às vezes a Estrada do Redentor, do alto da Boa Vista até a Tijuca (ou vice-versa), coletando coleópteros; e que, certamente, sofria lá suas ‘nevroses’ - esse romance, ambientado no final do século XIX no Rio de Janeiro (com uma passagem em Icaraí) é saborosamente imperdível!
No sebo, o livro não é baratinho, não. Depois de ter comprado descobri que está disponível em domínio público no seguinte endereço:
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action&co_obra=43453
Poucos de nossos amigos comuns, Face, se enquadram nesse perfil, não é mesmo?! Assim, acho que esse assunto não vai dar tanto ibope como aquela estória de ética no Congresso Nacional. Mesmo assim, recomendo a obra também para os mais jovens. Diversão pela diversão! Boa noite, Face!Ver mais— com Oscar Araripe