LIVRO COM DEPOIMENTOS DE PROFESSORES E INTELECTUAIS HOMENAGEIA O PINTOR OSCAR ARARIPE
No último dia 17 de novembro, o pintor Oscar Araripe, parceiro do Arte em Ouro Preto, foi homenageado por amigos e colegas com o lançamento do livro "O Direito à Arte - Estudos em Homenagem ao Pintor e Escritor Brasileiro Oscar Araripe", em noite coletiva de autógrafos na Fundação que leva seu nome, em Tiradentes (MG).
Coproduzida pela Fundação Oscar Araripe, Universidade Presidente Antônio Carlos, de Juiz de Fora, Academia Valenciana de Letras, Instituto Cultural Visconde do Rio Preto e Academia de Letras Jurídicas de São João del-Rei e Tiradentes, a publicação reúne 48 textos escritos por professores, artistas e intelectuais brasileiros sobre o artista, com apresentação e prefácio assinados por José Muiños Piñeiro Filho e Sérgio Paulo Rouanet.
Este último demonstra sua admiração em texto breve e poético contando que, antes de se dedicar à arte, Oscar foi jornalista - "editorialista, colunista e repórter do Correio da Manhã, Última HOra e Jornal do Brasil" - e fez literatura, publicando romances e ensaio de grande sucesso obre a China, para, então, se dedicar especialmente à pintura. Da descoberta de pintores geniais como Rafael e Tintoretto ainda garoto ao aprendizado artístico que se fez pela soma de experiências e pelo amor à vida. "Mas tanto quanto pude apurar, Oscar nunca teve uma educação artística formal. Para ele, o essencial do seu aprendizado fez-se em sua infância no bairro suburbano do Encantado, soltando pipas, jogando bola. O que existe – assim resume ele seu credo artístico - é a arte, e a arte faz a vida, e a vida faz as cores.
Outro texto revelador é o da esposa do pintor, Cidinha Araripe, que, além de destacar as centenas de depoimentos sobre sua produção artística, prioriza a pessoa "sensível, inquieta e inteligente" do artista, que conheceu, jovem, em Ouro Preto. Ela destaca "sua solidariedade imensa e a sua grande facilidade em desenhar, pintar e escrever, sempre inovando, sem concessões e sempre aprofundando sua crença no valor libertador da arte".
Assim, de depoimento em depoimento, o livro forma um grande caleidoscópio de opiniões e impressões a respeito da vida e obra de um dos mais destacados artistas contemporâneos brasileiros, emprestando à sua biografia novas e curiosas histórias que ajudam a desenhar as várias personalidades que coabitam a alma e mente do artista.