Alumni FND e Alerj condecoram Oscar Araripe e mais 57 persobnalidades
A Associação de Antigos Alunos da Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Fundação Oscar Araripe, em Tiradentes, realizam na próxima quinta-feira, 12, data em que celebra o Dia Nacional da Liberdade, a I Festa da Liberdade.
O evento irá homenagear 58 pessoas com a medalha Comenda da Resistência Cidadã; e dentre elas seis serão para personalidades da região do Campo das Vertentes, dentre eles, Oscar Araripe, Francisco Dornelles, Reginaldo Lopes, os juízes Hélio Martins Costa e Auro Maia de Andrade; e o presidente do Instituto da Liberdade, Wainer Ávila.
Programação
Durante o evento será entronizado nas escadarias da Faculdade, em caráter definitivo, o painel-mural Tiradentes, o Animoso Alferes, de Oscar Araripe, antigo aluno. Na mesma solenidade, o pintor e escritor receberá a Medalha Tiradentes, maior honraria do Estado do Rio de Janeiro.
A festa também irá ressaltar os 125 anos da Faculdade Nacional de Direito, além de iniciar as comemorações do centenário do Centro Acadêmico Cândido de Oliveira, do cinquentenário do Movimento dos Calouros e do CACO-LIVRE.
Ainda consta na programação uma palestra com Wainer Ávila, que abordará sobre o processo de criação do Dia Nacional da Liberdade, celebrado em 12 de novembro por marcar o nascimento de Tiradentes.
Já o juiz Auro Maia de Andrade irá explanar sobre as novas pesquisas e estudos sobre o herói e a Conjuração Mineira.