Em 2008 foi cumprido um desejo antigo do Comitê Olímpico Internacional que relacionava o evento esportivo à arte. Naquele ano, sendo realizados em Pequim, na China, os Jogos receberam, paralelamente à sua realização, uma exposição artística denominada de Olympic Fine Art Exhibition. Desde então, essa exibição aconteceu também em Londres 2012 e prepara-se para estrear no Rio 2016, dois eventos que Oscar Araripe, pintor carioca radicado em Tiradentes, tem o prazer de participar.

Obra do artista estará exposta no Museu Histórico Nacional – Foto Fundação Oscar Araripe – Divulgação
Na Olympic Fine Art Exhibition, Oscar Araripe foi convidado para expor e assim apresentou a obra As Flores Abraçam o Mundo. Por essa contribuição, ele ganhou medalha de ouro no evento e sua obra passou a figurar no Forever Memorial, monumento-museu erguido em homenagem aos Jogos na capital inglesa.
Com a Olimpíada desembarcando na sua terra natal, ele volta a ser convidado para participar da empreitada artística. Aqui também denominada Exposição de Belas Artes Olímpica, será inaugurada a partir do dia 12 deste mês até o final das Olímpíadas e será replicada no mês de outubro no mesmo local, o Museu Histórico Nacional.
“A importância é da própria exposição, porque é oficial das Olimpíadas. Um convite que passa por uma seleção, dezenas de países participando. Uma festa muito boa. O convite é uma deferência”, conta Oscar.
No Rio ele apresentará a obra Par de Jarros / Flores para o Rio e o Guilin. Ele diz que o par de flores “é oferecido ao Rio e ao Guilin, na China, objetivando aproximar afetivamente e culturalmente as duas regiões, já que ambas são fortemente marcadas por suas originais montanhas de grande beleza”.