Oscar Araripe
Home Some Exhibitions Collections Posters The Painter Articles (Portuguese) My Life as a Painter The Foundation Links For Art Classroons Contact
The Dance of the Flag Ant Eater
California / San Simeon
Porto Seguro Seascapes
Tiradentes' Horse
Trancoso, Seahouses and Landscapes
Oscar Araripe's Tarot.
Ceará / Seascapes, Araripe, Bárbara e Iracema.
Casitas Cubanas
Porto Seguro / Pen and ink
Caribbean Repetrogliphos
Tiradentes / Pen and ink
An American Springtime
Tiradentes Reviewed
Recent Flowers
Recent Paintings
Cuban Flowers
Jar of Flowers
Brazil Never More Brazil
Tiradentes, the Animoso Lieutenent
Caraíva Bahia Reflected
The Dance of the Flag Ant Eater
California / San Simeon
Porto Seguro Seascapes
Tiradentes' Horse
Trancoso, Seahouses and Landscapes
Oscar Araripe's Tarot.
Ceará / Seascapes, Araripe, Bárbara e Iracema.
Casitas Cubanas
Porto Seguro / Pen and ink
Caribbean Repetrogliphos
Tiradentes / Pen and ink
An American Springtime
Tiradentes Reviewed
Recent Flowers
Exhibitions
Curriculum
Life, Literature and the Like
Literature (Portuguese)
The Painter
The Dance of the Flag Ant Eater
California / San Simeon
Porto Seguro Seascapes
Tiradentes' Horse
Trancoso, Seahouses and Landscapes
Oscar Araripe's Tarot.
Ceará / Seascapes, Araripe, Bárbara e Iracema.
Casitas Cubanas
Porto Seguro / Pen and ink
Caribbean Repetrogliphos
Tiradentes / Pen and ink
An American Springtime
Tiradentes Reviewed
Recent Flowers
Recent Paintings
Cuban Flowers
Jar of Flowers
Brazil Never More Brazil
Tiradentes, the Animoso Lieutenent
Caraíva Bahia Reflected
The Dance of the Flag Ant Eater
California / San Simeon
Porto Seguro Seascapes
Tiradentes' Horse
Trancoso, Seahouses and Landscapes
Oscar Araripe's Tarot.
Ceará / Seascapes, Araripe, Bárbara e Iracema.
Casitas Cubanas
Porto Seguro / Pen and ink
Caribbean Repetrogliphos
Tiradentes / Pen and ink
An American Springtime
Tiradentes Reviewed
Recent Flowers
Art School in Brazil and abroad
The Dance of the Flag Ant Eater
California / San Simeon
Porto Seguro Seascapes
Tiradentes' Horse
Trancoso, Seahouses and Landscapes
Oscar Araripe's Tarot.
Ceará / Seascapes, Araripe, Bárbara e Iracema.
Casitas Cubanas
Porto Seguro / Pen and ink
Caribbean Repetrogliphos
Tiradentes / Pen and ink
An American Springtime
Tiradentes Reviewed
Recent Flowers
Recent Paintings
Cuban Flowers
Jar of Flowers
Brazil Never More Brazil
Tiradentes, the Animoso Lieutenent
Caraíva Bahia Reflected
The Dance of the Flag Ant Eater
California / San Simeon
Porto Seguro Seascapes
Tiradentes' Horse
Trancoso, Seahouses and Landscapes
Oscar Araripe's Tarot.
Ceará / Seascapes, Araripe, Bárbara e Iracema.
Casitas Cubanas
Porto Seguro / Pen and ink
Caribbean Repetrogliphos
Tiradentes / Pen and ink
An American Springtime
Tiradentes Reviewed
Recent Flowers
Exhibitions
Curriculum
Life, Literature and the Like
Literature (Portuguese)
The Painter
The Dance of the Flag Ant Eater
California / San Simeon
Porto Seguro Seascapes
Tiradentes' Horse
Trancoso, Seahouses and Landscapes
Oscar Araripe's Tarot.
Ceará / Seascapes, Araripe, Bárbara e Iracema.
Casitas Cubanas
Porto Seguro / Pen and ink
Caribbean Repetrogliphos
Tiradentes / Pen and ink
An American Springtime
Tiradentes Reviewed
Recent Flowers
Recent Paintings
Cuban Flowers
Jar of Flowers
Brazil Never More Brazil
Tiradentes, the Animoso Lieutenent
Caraíva Bahia Reflected
The Dance of the Flag Ant Eater
California / San Simeon
Porto Seguro Seascapes
Tiradentes' Horse
Trancoso, Seahouses and Landscapes
Oscar Araripe's Tarot.
Ceará / Seascapes, Araripe, Bárbara e Iracema.
Casitas Cubanas
Porto Seguro / Pen and ink
Caribbean Repetrogliphos
Tiradentes / Pen and ink
An American Springtime
Tiradentes Reviewed
Recent Flowers

Jacob Klintowitz, Cristina Portella e Oscar Araripe / uma conversa

Eu acho, Oscar, que a essência de tudo é o olhar e a luz. É o olhar que define o real. Nós olhamos diferente das pessoas de dois séculos atrás e isto nos diz um mundo diferente. E a luz é o que precisamos revelar e que nos revela. Einstein tratou da luz contida num binômio espaço-tempo. A física quântica nos diz que a luz é onda ou corpuscular e que ela é uma ou outra coisa na dependência do olhar do observador. Nós, portanto, somos criadores, como deuses. E os místicos que percebem o universo não dizem que se "iluminaram"? 

Você tem razão em tudo. Somos cegos e quando fazemos nós enxergamos. Eu só sei quando escrevo. Nem antes, nem depois. Quando escrevo estou em contato com o outro, inclusive o outro que habita em mim. Quando não escrevo, volto ao estado de mediocridade. Fico no meio. No pintor tudo isto é mais evidente. Ele cria olhos e nos empresta através da concretude. É o que ele faz que nos permite ver. Não há diferença essencial entre você e a Cristina . O que distingue ela de você é que ela tem um público-alvo definido. Nela a caridade, ou a solidariedade, vem em primeiro lugar. Em mim não, em primeiro lugar está o auto-conhecimento. Imagino que em você seja a mesma coisa.

Amei o que você escreveu. Brilhante. Poderia escrever longamente sobre o teu texto. Ficou ecoando em mim. Veja como são as coisas boas da vida, você se motivou com o meu texto, eu me estimulei com o teu, e o diálogo chega a dar a impressão de um monologo, pois preciso me esforçar para saber que são cosias distintas, pois uma coisa é tão naturalmente o seguimento da outra que parece um só bloco. A arte tem isto sempre, é feita por afinidades. Eu sempre achei ridículo que os veículos onde trabalhei me pediam o resumo da década. Que década se tudo são afinidades? O sorriso da Beatriz, o meio sorriso da Beatriz, quando se volta e olha Dante, ela já numa esfera que ele não pode atingir, me convenceu que nós éramos da mesma família, Dante e eu. Eu já senti exatamente isto, este momento inatingível do feminino, este olhar de afeto, certo encanto e, ao mesmo tempo, um olhar maternal penalizado pela minha impossibilidade de ocupar aquela esfera. Talvez como se eu fosse menino. Ou imperfeito diante da complexidade do feminino. Ou da luz.. É um instante em que desejei possuir não só a mulher que se revelava inatingível no seu meio sorriso, mas o universo que se identificava com ela. Décadas? Somos ligados por afinidades sensíveis, estou mais próximo de Kafka do que de um meu vizinho de calendário e que fala de "múltiplos pontos de vista"...

 

Oscar, caríssimo, um abraço forte e me apresso em finalizar sob o iminente perigo de nunca colocar um ponto final no parágrafo infinito,

 

Jacob

 

Em 1 de dezembro de 2016 22:05, Fundaçao Oscar Araripe <contato@oafundacao.org.br> escreveu:

Jacob, querido amigo,  li seu texto e descobri a Cristina e sua história como uma revelação. É claro que vocês dois estão no céu. Interessante. Há anos escrevi que “a missão do pintor era a de fazer olhos”. Cheguei a este axioma tão verdadeiro por razões bem diferentes das da Cristina que, como pintora, faz olhos para quem precisa. Ou seja, seriam mesmo as nossas razões tão diferentes? Este parece ser o milagre da arte, pois fora dela não há solução, ela que a tudo redime e dá direção. Somos os três, você, ela, eu, todos  cegos, por isso fazemos olhos, nos redimimos e damos direção.

Sua mensagem, meu bom amigo, chegou-me às vésperas da noite, e com ela terei o sono dos justos.

Boa noite Jacob, boa noite Cristina Portella.

Oscar Araripe

 

 

De: jacob klintowitz [mailto:jklinto@gmail.com]
Enviada em: quinta-feira, 1 de dezembro de 2016 20:45
Para: undisclosed-recipients:
Assunto: Uma história tão bela

 

            

         Uma história tão bela que parece de fadas.

         Talvez seja.

 

         Meus caros amigos,

 

         Há 12 anos o gesto poético de uma pintora me alcançou. Uma jovem artista, Cristina Portella, faria uma exposição em Brasília, “Olhos da alma”, cujas pinturas, em relevo, destinavam-se ao público com deficiência visual. O meu reconhecimento à sua ação generosa me levou a lhe dar um texto crítico, “Os meus olhos são seus”, para utilizar no seu catálogo e ajudar na divulgação. O meu título apontava para o fato de ela emprestar o seu olhar para quem não podia enxergar. Achei insuficiente e fiz um segundo texto, menor e mais contundente, que pudesse conter uma provocação lírica. Inverti a ordem padrão dos museus, “Proibido tocar”, e criei o título, hoje tão utilizado, “Por favor, toque.”, já que se tratava de uma exposição sensorial.

         No dia 19 deste mês de novembro passado eu conheci pessoalmente a Cristina Portella, durante a inauguração da Bienal das Artes SESC Brasília, da qual eu fui o coordenador. E soube que a sua exposição percorrera muitas capitais brasileiras, estivera em Paris e em Tóquio e que havia sido sabiamente patrocinada pela IBM e que o “Please,Touch” têm feito sucesso entre o público alvo. Agora a Cristina tem pronta uma segunda mostra sensorial, “Cores do Silêncio”, e os meus textos continuam a acompanhá-la neste seu percurso sensível e solidário.

         É bom conhecer a história desta artista e de seu destino, não é?

A seguir, para quem quiser ler, os meus dois textos que acompanham este caminho fraterno da artista.

 

Abraço forte,

 

Jacob Klintowitz

 

Por favor, toque.

 

Cristina Portella parece uma dessas pessoas que o novo século vem apresentando, pessoas que destinam a sua individualidade ao bem coletivo. O tempo pessoal, a intuição, o saber, o trabalho dedicados ao serviço do outro. Imagine este caso, uma pintora que se dedica a fazer uma arte acessível aos deficientes visuais, justamente o último dos públicos para uma pintora.

Cristina Portella ama a arte e não aceita que algumas pessoas possam ficar afastadas do contato com a poética visual. Dai esta pesquisa tão interessante de transformar cores e desenhos em formas tácteis, enunciadas em braile e escrita cursiva em percursos nos quais a mão pode transmitir sensações e emoções. A invenção de um objeto pictórico destinado ao contato corporal. E, principalmente, para todos nós, um convite à imaginação.

J.K. , 2004.

        

 

            Os meus olhos são seus.

 

         Venham ao jardim. Estas flores esperam por vocês. Os casulos, os ovos, as lagartas, as borboletas, estes seres que voam, este percurso de surpresas e delícias foi feito deste jeito exatamente para vocês. E para mim, também. É um lugar onde todos nós estaremos, pois aqui há uma atmosfera de encontros. Talvez, vocês precisem ver com as mãos e isto seja uma grande conquista. Entretanto, nós todos tivemos que apreender a pensar com as mãos e isto, para nós, foi um real avanço. Dividir o que somos e ficarmos um pouco maior.

         Se eu fosse escolher um dado da nossa civilização, alguma coisa que apresentasse a nossa transição para um estágio superior, eu escolheria um elemento poético. Nada de alta tecnologia, pois os bárbaros também a podem ter e até em um nível maior. O que nos pode definir é um gesto da alma, uma tênue vibração do nosso coração que encontra abrigo no outro e que, na sua delicadeza, não possa ser confundido com nada diferente do que é.

         Eu observo a ação da Cristina Portella, o seu percurso na arte no qual ela escolheu dividir a sua visão com os que precisam dela. A sua arte tem como público imediato os deficientes visuais e a sua sensibilidade mergulha na busca de meios para tornar a comunicação efetiva. Na verdade, Cristina Portella, como primeiro passo, abdica do contato com o amplo público de arte. Cristina corta alguma coisa de si mesmo. Em passos sucessivos, ela cria uma metodologia nova e uma experiência única de amorosa empatia. E, é neste momento, já acrescida deste despojamento, que ela nos encontra, e nós a encontramos, e nos enriquece com a linguagem de sua arte e com o aprendizado de um novo gesto.

J.K., 2004.

 

« previous       next »
Articles
 
Home Some Exhibitions Collections Posters The Painter Articles (Portuguese) My Life as a Painter The Foundation Links For Art Classroons Contact
The Dance of the Flag Ant Eater
California / San Simeon
Porto Seguro Seascapes
Tiradentes' Horse
Trancoso, Seahouses and Landscapes
Oscar Araripe's Tarot.
Ceará / Seascapes, Araripe, Bárbara e Iracema.
Casitas Cubanas
Porto Seguro / Pen and ink
Caribbean Repetrogliphos
Tiradentes / Pen and ink
An American Springtime
Tiradentes Reviewed
Recent Flowers
Recent Paintings
Cuban Flowers
Jar of Flowers
Brazil Never More Brazil
Tiradentes, the Animoso Lieutenent
Caraíva Bahia Reflected
The Dance of the Flag Ant Eater
California / San Simeon
Porto Seguro Seascapes
Tiradentes' Horse
Trancoso, Seahouses and Landscapes
Oscar Araripe's Tarot.
Ceará / Seascapes, Araripe, Bárbara e Iracema.
Casitas Cubanas
Porto Seguro / Pen and ink
Caribbean Repetrogliphos
Tiradentes / Pen and ink
An American Springtime
Tiradentes Reviewed
Recent Flowers
Exhibitions
Curriculum
Life, Literature and the Like
Literature (Portuguese)
The Painter
The Dance of the Flag Ant Eater
California / San Simeon
Porto Seguro Seascapes
Tiradentes' Horse
Trancoso, Seahouses and Landscapes
Oscar Araripe's Tarot.
Ceará / Seascapes, Araripe, Bárbara e Iracema.
Casitas Cubanas
Porto Seguro / Pen and ink
Caribbean Repetrogliphos
Tiradentes / Pen and ink
An American Springtime
Tiradentes Reviewed
Recent Flowers
Recent Paintings
Cuban Flowers
Jar of Flowers
Brazil Never More Brazil
Tiradentes, the Animoso Lieutenent
Caraíva Bahia Reflected
The Dance of the Flag Ant Eater
California / San Simeon
Porto Seguro Seascapes
Tiradentes' Horse
Trancoso, Seahouses and Landscapes
Oscar Araripe's Tarot.
Ceará / Seascapes, Araripe, Bárbara e Iracema.
Casitas Cubanas
Porto Seguro / Pen and ink
Caribbean Repetrogliphos
Tiradentes / Pen and ink
An American Springtime
Tiradentes Reviewed
Recent Flowers
Art School in Brazil and abroad
The Dance of the Flag Ant Eater
California / San Simeon
Porto Seguro Seascapes
Tiradentes' Horse
Trancoso, Seahouses and Landscapes
Oscar Araripe's Tarot.
Ceará / Seascapes, Araripe, Bárbara e Iracema.
Casitas Cubanas
Porto Seguro / Pen and ink
Caribbean Repetrogliphos
Tiradentes / Pen and ink
An American Springtime
Tiradentes Reviewed
Recent Flowers
Recent Paintings
Cuban Flowers
Jar of Flowers
Brazil Never More Brazil
Tiradentes, the Animoso Lieutenent
Caraíva Bahia Reflected
The Dance of the Flag Ant Eater
California / San Simeon
Porto Seguro Seascapes
Tiradentes' Horse
Trancoso, Seahouses and Landscapes
Oscar Araripe's Tarot.
Ceará / Seascapes, Araripe, Bárbara e Iracema.
Casitas Cubanas
Porto Seguro / Pen and ink
Caribbean Repetrogliphos
Tiradentes / Pen and ink
An American Springtime
Tiradentes Reviewed
Recent Flowers
Exhibitions
Curriculum
Life, Literature and the Like
Literature (Portuguese)
The Painter
The Dance of the Flag Ant Eater
California / San Simeon
Porto Seguro Seascapes
Tiradentes' Horse
Trancoso, Seahouses and Landscapes
Oscar Araripe's Tarot.
Ceará / Seascapes, Araripe, Bárbara e Iracema.
Casitas Cubanas
Porto Seguro / Pen and ink
Caribbean Repetrogliphos
Tiradentes / Pen and ink
An American Springtime
Tiradentes Reviewed
Recent Flowers
Recent Paintings
Cuban Flowers
Jar of Flowers
Brazil Never More Brazil
Tiradentes, the Animoso Lieutenent
Caraíva Bahia Reflected
The Dance of the Flag Ant Eater
California / San Simeon
Porto Seguro Seascapes
Tiradentes' Horse
Trancoso, Seahouses and Landscapes
Oscar Araripe's Tarot.
Ceará / Seascapes, Araripe, Bárbara e Iracema.
Casitas Cubanas
Porto Seguro / Pen and ink
Caribbean Repetrogliphos
Tiradentes / Pen and ink
An American Springtime
Tiradentes Reviewed
Recent Flowers