Irmanado com a professora Patricia Martins, prestei, com prazer e muito honrado, este depoimento:
"Na Arte o que vale é se tem vida ou não tem vida. E as crianças estão mais próximas da vida, logo estão mais próximas da Arte.
Nestes 72 anos de criação da Escolinha de Arte do Brasil, mais que nunca, se consolida o valor da Arte na formação dos seres humanos. É impressionante como a “Escolinha” pontificou na formação de várias gerações de artistas e sensibilizou tantas pessoas, em todas as áreas profissionais, a ponto de se constituir formalmente e informalmente como um dos mais expressivos movimentos educacionais do país. Arte e Educação, hoje, como ensino e atitude, ainda que os tempos sejam tão adversos à educação, à arte e à cultura, é um conceito vivo e crescente, praticamente consensual, firmado na academia e fora dela. Este é o mérito que este belo e verdadeiro movimento incorpora numa plêiade de abnegados professores de arte, profundamente enraizados no melhor do Brasil".
Oscar Araripe
Pintor, arte-educador, editor, com Augusto Rodrigues, do Jornal Arte e Educação. Membro fundador da INSEA – Associação Internacional de Educação Através da Arte.